5 de abr. de 2011

A Evolução da Contabilidade

Desde os povos primitivos já existia a necessidade da contabilidade para medir e preservar o patrimônio familiar. Mas foi no século XV, com a evolução da imprensa, que essa ciência chegou a sua fase lógica. Em seguida houve a criação da Escola Européia de contabilidade, que futuramente seria superada pela Escola Americana. O que esperar das Ciências Contábeis?



Mesmo sem escrita, número e moeda o homem da antiguidade produzia relatórios por meios de pedras, quantificando seus rebanhos e demais bens adquiridos. E por não ter moedas utilizavam os animais como parâmetro para medir seus bens, exemplo: um agasalho valia duas ovelhas. Com isso já se conseguia produzir o inventário do patrimônio familiar.


No século XV a contabilidade chegou a sua fase adulta, com o aperfeiçoamento da imprensa por Gutemberg na Alemanha e o crescimento econômico na Europa. A evolução dessa ciência foi processada a passos lentos, já que se passaram 5500 anos até que se chegasse o que pode ser considerado período lógico.


Foi só em 1494, com a publicação de Frei Luca Paciole sobre o método das partidas dobradas que houve uma revolução nas ciências contábeis utilizando o débito e o crédito. Logo seus sucessores formaram a Escola de Italiana de Contabilidade que foi considerada o berço dessa ciência.


A partir do inicio do século XX os Estados Unidos cresceram economicamente, nascendo as grandes “corporations” sendo necessário uma evolução no segmento contábil. Com um grande investimento na área e valorizando idéias como auditorias no setor, obtiveram uma grande aceitação passando a expandir as técnicas da Escola Norte Americana de Contabilidade.


O crescimento econômico está diretamente ligado ao da contabilidade, com isso percebemos a importância das ciências contábeis ao longo do tempo. E com a projeção dos países em desenvolvimento, situação onde se encontra o Brasil, as expectativas para os profissionais da área são as melhores possíveis, conquistando cada vez mais espaço para atuar nesse setor.

Postado por: Ricardo e Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário